terça-feira, 10 de maio de 2011

Perguntas e Respostas

Se só agora tomou esta decisão inteligente, ecológica, económica, saudável e na moda, de mudar para as Fraldas Ecológicas Reutilizáveis deverá ter muitas questões na sua mente. Vamos esclarecê-la:

Porque é que as Fraldas Ecológicas Reutilizáveis são consideradas a escolha saudável para o bebé?
Segundo a edição americana de Setembro/Outubro de 2006 dos Arquivos de Saúde Ambiental, os problemas respiratórios crescentes na população mundial, como é o caso da asma, podem estar ligados à inalação dos produtos químicos que compõem as Fraldas Descartáveis. Um dos químicos mais nocivos que está presente nestas (pois é utilizada para o branqueamento da pasta de papel da Fralda Descartável) é a dioxina . As dioxinas podem provocar doenças cancerígenas, defeitos congénitos, danos hepáticos e doenças da pele.
As Fraldas Descartáveis contêm poliacrilato de sódio, um tipo de polímero super absorvente, que se transforma em gel quando molhado. Uma substância similar já foi utilizada em absorventes internos no início dos anos 80 quando se revelou que este tipo de absorvente aumentou o risco de sindroma de choque tóxico. Algumas marcas contêm “tributhil-tin”, um poluente tóxico conhecido por causar problemas hormonais em humanos e animais. E agora pense, se não usa roupa interior de papel e de plástico porque é que o seu bebé tem de usar?

Porque é que as Fraldas Reutilizáveis são ecológicas e melhores para o ambiente?
Estas são as fraldas do século XXI, têm um tempo de vida útil para 2 a 3 crianças, o seu tempo de decomposição é de cerca de 180 dias e a sua produção não implica o abate massivo de árvores.
Mil milhões de árvores são todos os anos abatidas para serem utilizadas na produção das Fraldas Descartáveis, já para não falar do petróleo que também entra na sua composição.
Como não há maneira de reutilizar as Fraldas Descartáveis, nem de as reciclar, estas são enviadas directamente para os aterros sanitários onde demoram mais de 500 anos a decomporem-se. Estas são o terceiro maior consumidor de espaço em aterros.
Agora compare estes valores com 25 Fraldas Ecológicas Reutilizáveis que podem ser utilizadas pelo menos em 2 crianças.
Ao escolhê-las em detrimento das outras está a ajudar o ambiente e a contribuir para um melhor futuro, mais saudável para si e mais importante que tudo para os seus filhos.

Como são estas fraldas?
São Fraldas de Bolso, o interior está cosido à camada impermeável formando um bolso onde se inserem absorventes, antes de a colocar ao bebé. A grande vantagem deste tipo de fraldas é o facto de se poder aumentar ou diminuir a capacidade de absorção, ou seja, é ideal para bebés que dormem muitas horas. E são também Fraldas de Tamanho Único que através de um sistema de molas permitem o ajuste a um bebe dos 3 aos 16 kg (+-). Assim crescem com seu filho não sendo preciso estar constantemente a adquirir mais fraldas.

O que são os Absorventes?
São tiras de microfibra, cânhamo ou algodão e servem para colocar dentro das Fraldas de Bolso, que assim ficam separados da parte impermeável, tendo uma grande capacidade de absorção. À noite, ou caso se trate de uma criança maior, pode-se reforçar a capacidade de absorção colocando no bolso da fralda 2 absorventes em vez de 1.

Que cuidados de lavagem devo ter?
Não se deve usar lixívias, branqueadoras e amaciadores. Estes reduzem o nível de absorção das fraldas e podem provocar alergias no seu bebé pelo que não os deverá colocar na lavagem. Não se podem passar a ferro. Podem e devem ser lavadas na máquina. Podem ser secas no estendal ou na máquina, no entanto, esta última é desaconselhada dado que esta prática diminui o nível de absorção da fralda. Quanto ao detergente recomendamos detergente próprio para bebé pois este é hipoalergénico. No entanto, temos diversos clientes que nos testemunharam positivamente lavar com o detergente habitual de toda a família, seguindo sempre as instruções de temperatura da etiqueta.
Se o bebé ainda estiver a ser alimentado exclusivamente a leite (materno ou suplemento) não é necessário sacudir os sujos da fralda pois saem na máquina de lavar. Deverá apenas separar o Absorvente da Fralda de Bolso, colocando-os juntamente com a fralda num saco impermeável até ter fraldas suficientes para fazer uma máquina de lavar. Ou optar por lavar as fraldas juntamente com a restante roupa suja da família, é uma opção pessoal.
Se o bebé já tem uma alimentação sólida dever-se-á sacudir os sujos para a sanita, separar o Absorvente da Fralda de Bolso, retirar do saco impermeável e lavar. Pode ser lavado tudo junto.

Devo colocá-las de molho?
Não. As Fraldas Reutilizáveis não necessitam de estar de molho e recomenda-se que para segurança do seu bebé nunca tenha baldes, alguidares ou outros recipientes com água, pois uma das principais causas de acidentes domésticos em bebés e crianças são provocados por este tipo de recipientes com água.

E se alguma ficar com uma nódoa?
Basta que a coloque ao Sol. Em alternativa pode borrifar com bicarbonato de sódio (habitualmente utilizado na confecção de bolos).

Quando a Fralda de Bolso está suja basta mudar apenas o Absorvente?
Não. Sempre que está suja deverá ser mudada. O bolso apenas serve para colocar mais ou menos camadas de tecido absorvente.

Porquê Absorventes de cânhamo?
O tecido de cânhamo (semente muito comum na alimentação de pássaros) é naturalmente anti-bacteriano e anticéptico. Tem grande capacidade de absorção atingindo apenas ao fim de cerca de 6 a 10 lavagens a sua capacidade óptima de absorção.

É possível utilizá-las no infantário ou na ama?
Sim. Para tal deverá levar um saco impermeável e as Fraldas Reutilizáveis já preparadas. Lembre-se de avisar a Auxiliar Educativa que terá de sacudir os sujos sólidos para a sanita antes de colocar a Fralda Reutilizável no saco impermeável para que depois as possa lavar em casa.

Posso usá-las quando viajo ou passeio?
Sim. Lembre-se sempre antes de sair de verificar se leva um saco impermeável para guardar as Fraldas Reutilizáveis sujas e levar Fraldas Reutilizáveis lavadas e secas para mudar o seu bebé.

Quantas irei precisar?
Não há uma resposta certa. Depende da quantidade de filhos a usar fraldas e, de quantas vezes pretende colocar as Fraldas Reutilizáveis a lavar.
Para um filho tem duas opções: dependendo se deseja lavar as fraldas diariamente ou de dois em dois dias, assim, recomendamos 12/15 Fraldas Reutilizáveis e respectivos Absorventes se quiser lavar diariamente; e 24 /30 se pretender lavar de 2 em 2 dias.
O ideal é comprar 24/30 Fraldas Reutilizáveis, pois este número permite-lhe fazer lavagens e secagens com as máquinas mais cheias (isto se quiser lavar as fraldas separadamente da restante roupa).
Muito importante lembrar-se que só terá de comprar Fraldas Reutilizáveis para o primeiro filho, pois os outros que tiver poderão usar as que já tem, afinal estas Fraldas são laváveis e reutilizáveis.

Fraldas Descartáveis e infertilidade?
Nos rapazes o saco do escroto tem como uma das funções manter os testículos a uma temperatura ideal e ligeiramente inferior à do resto do corpo. As fraldas descartáveis mantém os testículos mais quentes que o resto do corpo e não permitem que o ar circule. Ao contrário as Fraldas Reutilizáveis permitem que a pele do bebe respire.
O artigo Lifestyle impact and the biology of the human scrotum da revista científica Reproductive Biology and Endocrinology de Abril de 2007 escrito pelo médico Richard Ivell defende que o aumento da infertilidade masculina dos últimos 25 anos se deve ao surgimento e utilização em massa das fraldas descartáveis que mantêm os órgãos genitais demasiado quentes.

O seu bebé sofre de “Alergia à Fralda Descartável”?
A “alergia à fralda descartável” é das alergias mais comuns na infância e que causa mais mau estar aos bebes, causando dor, ardor e comichão.
O conhecido médico norte-americano Dr. Greene diz mesmo que desde que as crianças utilizam Fraldas Descartáveis a “alergia à fralda” surgiu como a infecção cutânea mais comum na infância. A “alergia à fralda” que se costuma alargar às virilhas causando ardor, vermelhidão e comichão é segundo o artigo publicado pela revista científica Pediatrics consequência das tintas e dos materiais nocivos utilizados no fabrico do papel utilizados na produção das fraldas descartáveis. Em 1955 antes do aparecimento das fraldas descartáveis apenas 7% de bebés e crianças tinham alergia da fralda. Em 1991 já com as fraldas descartáveis a dominarem completamente o mercado o número passou a 78%.

O meu bebé usa Fraldas Descartáveis e tem o rabinho constantemente assado, posso usar as Fraldas Ecológicas Reutilizáveis?
Sim, pode e deve usar as Fraldas Reutilizáveis. Muito provavelmente a assadura do seu bebé deve ser provocada pelas Fraldas Descartáveis e pelo seu gel absorvente que absorve a humidade que protege a pele do seu bebé, deixando-a sem protecção.
Certamente já se deparou muitas vezes com a fralda descartável colada ao corpo do seu bebé. As causas são os químicos das Fraldas Descartáveis a consequência é o ardor, vermelhidão e comichão da pele do seu bebé.
Experimente e em cerca de dois dias a pele do bebé recuperará. Após estar recuperada não necessitará de utilizar creme de muda /assaduras. Bastará limpar com água e gel de banho para bebé diluído e, colocar a Fralda Reutilizável de que mais gosta. Até porque o uso constante de cremes pode diminuir o grau de absorção da fralda.

Com que detergente as deve lavar?
Poderá lavá-las com detergente de roupa para bebé, pois é hipoalergénico e suave deixando menos resíduos no tecido que todos os outros.
Detergentes não recomendados: com extractos vegetais (como é o caso dos com aloé vera), concentrados e com amaciador incorporado.
Os acima descritos são desaconselhados pois entopem o tecido e criam uma barreira impermeável que não permite a absorção, para além de deixarem muitos resíduos no tecido.
adaptado de diversas fontes

2 comentários:

  1. Olá Maria.
    Uma das lojas onde comprei mais fraldas aconselha a utilização de detergente em pó, nomeadamente o "Xau - Colónia de Bébe". É esse que tenho utilizado para lavar todas as fraldas e tenho-me dado bem.
    Desculpe a intromissão, mas penso que é uma boa dica :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica, Helena!
    Estamos sempre a aprender!
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar